Mais do que desenvolver um produto de qualidade, é preciso que o consumidor se sinta seduzido à comprá-lo. O primeiro contato com o produto é visual, antes mesmo de manuseá-lo, o apelo visual tem forte influência nesse processo.
A embalagem entra então como peça importante para a comercialização nos pontos de venda.
Hoje a embalagem não é só o acondicionamento de um produto, a possibilidade de concretizar a venda aumenta significativamente. E os recursos mais utilizados envolvem o próprio design da embalagem, um estudo do público alvo, para que desperte seu interesse explorando cores e formas, deixando a embalagem realmente especial, informativa e personalizada.
Todo produto tem um ciclo de vida com tempo determinado, que envolve um período de nascimento, crescimento, maturidade e declínio. Quando as vendas começam a cair, o redesign da embalagem pode dar uma sobrevida ao produto e ajudar a alavancar as vendas.
A apresentação do produto pode fazer toda a diferença na tomada de decisão de compra por parte do consumidor. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Embalagem (ABRE) aponta que as embalagens são responsáveis por 80% das tomadas de decisão de compra nos pontos de venda.
O redesign de embalagens pode dar uma conotação de novidade a produtos já conhecidos no mercado e assim trazer um novo fôlego a um produto que já não oferece o mesmo apelo ao consumidor. Essa estratégia é capaz de gerar mais visibilidade e estimular a compra. Trazendo um retorno imediato a baixo custo, sem necessariamente alterar o produto ou demandar investimento em propaganda.
Dar uma nova roupagem para os produtos pode ajudar a atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda e torná-los mais competitivos. As mudanças podem ser usadas também para uma variedade de ações. Reposicionamento de mercado, adequação ao gosto dos consumidores, lançamento de novas linhas de produtos, entre outros fatores.
Porém, o redesign pode ser um desafio ainda mais complexo do que criar um conceito a partir do zero. A mudança exige entender os problemas da embalagem atual, tentar corrigi-los e fazer com que todo o contexto do layout se encaixe nas tendências atuais, sem perder a identidade da marca. Uma boa embalagem deve ser capaz de informar o conteúdo, destacar os diferenciais competitivos do produto e indicar com clareza para quem ele foi criado.